Ilha de Creta (Grécia) – Parte Leste

Na seção “O Leitor Viaja” de hoje, a Nicalle conta pra gente mais um pouquinho sobre a Ilha de Creta, na Grécia.

Ela conheceu a parte leste e sudeste da Ilha, diferente da Monica Barros, que explorou mais o norte (veja o relato aqui). Com texto e fotos incríveis, a Nicalle mostra dois lindos lugares para quem pretende conhecer esse pedacinho grego! Confira:

461 Chrissi Island

Por Nicalle Stopassoli

“Fiquei motivada pela matéria da Monica sobre Creta. Fomos para alguns lugares diferentes, no lado oposto da ilha, e por isso resolvi contribuir com os viajantes amantes da Grécia e deixar por aqui o meu relato também!

Eu, namorado, minha irmã e cunhado fomos em setembro de 2009 para Creta sem saber muito o que esperar: decidimos, de última hora, conhecer a ilha e nos surpreendemos com a falta de matérias sobre ela nos blogs de viagem. As informações eram bem escassas – e acredito que ainda sejam.

Como nosso tempo e dinheiro eram limitados, compramos um pacote para Creta em uma agência em Londres e fomos sem muito planejamento.

Nós ficamos em Elounda, pertinho de Agios Nikolaos, e também alugamos carro, pois sem ele é impossível conhecer qualquer coisa de Creta. Mas como todas as distâncias eram enormes, nos concentramos em conhecer apenas o lado leste devido a nosso tempo.

Visitamos duas excelentes atrações que podem ser adicionadas ao roteiro da Monica Barros, por quem quiser seguí-lo.

A primeira que fomos, e que gostamos, é a praia de Väi.

Vai Beach

Ela fica a 100 km de Elounda.

Apesar de a estrada ser boa, ela é deserta e cheia de curvas: demoramos cerca de duas horas para chegar lá.

Creta

A praia de Väi é bem interessante, uma vez que é a única que tem palmeiras nativas, além do mar ser tranquilo e quente. É longe de tudo, mas bem frequentada.

Na alta temporada é até difícil conseguir lugar para estacionar, para se acomodar na areia e para comer. Como fomos em setembro, ela estava mais tranquila, mas infelizmente as tavernas (restaurantes) por ali estavam fechadas e foi difícil encontrar um lugar para almoçarmos.

Mesmo assim foi um passeio sensacional, adoramos a praia!

A segunda atração – e a minha preferida entre todas que conheci por lá – é a ilha de Chrissi, também chamada de Gaiduronisi.

Chrissi é uma pequena ilha praticamente desabitada (em 2012 haviam apenas 3 residentes permanentes por lá) no mar da Líbia, ao largo da costa sudeste de Creta. Ela está situada pouco menos de 15 km a sul de Ierápetra e possui apenas 4,74 km2 de área, cerca de 5 km de comprimento e 1,5 km de largura.

Creta e Chrissi

Em um dia da viagem, acordamos cedo e decidimos que iríamos para Ierápetra, uma cidadezinha a 1 hora e meia de Elounda, e que lá veríamos a possibilidade de irmos para Chrissi. Caso não desse, ficaríamos pela cidade mesmo, para conhecê-la.

Chegamos super cedo em Iarápetra, tudo estava meio parado. Passeamos por um mercado na orla, como uma feirinha do nordeste, com vários souvenirs, roupas, bolsas e etc. Mas logo achamos um lugar que vendia o passeio pra Chrissi, e arriscamos.

Depois de cerca de uma hora chegamos na ilhota. Os barcos desembarcam em Vougiou Mati, na costa sul.

Apesar da quase nula expectativa, me decepcionei. A praia era é bem normalzinha, parecida com qualquer outra do mundo.

Mas, quando reparamos, todos que estavam no barco conosco caminhavam agora seguindo uma plaquinha que indicava Golden Beach. Resolvemos seguir o fluxo, e nos deparamos com o paraíso! Já no caminho, ficamos extasiados com tanta beleza num lugar só! Foi mágico!

Chrissi Island

A única coisa de ruim que posso dizer é que, no período da manhã, estava um vento super forte, o que nos impossibilitou de ficar ali. Então, voltamos para a praia onde os barcos atracam, e ficamos por lá um pouquinho, almoçamos e algum tempo depois voltamos para o lado especial.

Depois de algumas horinhas já estava tudo perfeito!

Como dá pra ver na foto abaixo, a beira da praia é toda de pedras vulcânicas, o que machuca o pé na hora de entrar no mar. Mas depois que você passa esse “mini obstáculo”, você chega na parte onde a água do mar tem uma cor especial e a areia é tão macia que parece algodão nos pés.

Chrissi Island - praia

Sei que essas fotos estão lindas, apesar da máquina não ser das melhores mas, juro, não fazem jus nem a 1% da beleza real do lugar. Ao vivo a água é mais azul turquesa, a areia é mais fofa e o contraste das cores é mais sensacional… Nenhuma foto e nenhuma descrição relatam com fidelidade como o lugar é de verdade.

Pra ser sincera, não tem muito o que fazer por lá a não ser aproveitar o mar e o sol, já que é uma área de preservação mas, num lugar desses, precisa-se de mais alguma coisa? 🙂

Com certeza é o meu lugar preferido de Creta, e indicaria de olhos fechados pra qualquer pessoa que me perguntasse se valeria a pena ir até lá!!!

A ilha recebe turistas que vão e voltam no mesmo dia usando pequenos barcos que partem dos portos de Ierápetra e de Macrigialos; entre meados de maio e final de outubro. Em Vougiou Mati, onde o barco ancora, há uma pequena taverna (restaurante) e dali se inicia um caminho para a praia sul e para o lado oriental da baía de Belegrina, uma praia onde a “areia” é composta por conchas minúsculas.

A ilha é famosa pelas suas praias de areia branca e pequenas conchas, pelas suas águas rasas e límpidas de tonalidade azul-turquesa e pelas abundantes rochas vulcânicas coloridas.

Além desses lugares, conhecemos também Heraklion e Agios Nikolaos (que a Monica já contou em seu relato), Elounda e arredores, e a praia de Almyros. Como essas 2 praias não têm atrativo algum, optei por não escrever para não encher o post com informações de pouco valor.

Agora estou sonhando em voltar e conhecer o lado noroeste, que tem ainda mais praias e lugares maravilhosos para se visitar!

Nicalle Stopassoli

Nicalle Stopassoli esteve na Grécia em setembro de 2009 e contribuiu carinhosamente com esse texto para a seção “O Leitor Viaja”. O texto e todas as fotos são dela. Seu ponto preferido da viagem foi a pequena ilha Chrissi.

2 comentários sobre “Ilha de Creta (Grécia) – Parte Leste

  1. Oi Nicalle! Ficou lindoooooo!!!!!!! Que bom que você resolveu escrever o texto, nós é que ganhamos!!!!
    Muito bom saber mais sobre esse lado de Creta, como vc sabe, não dá pra visitar tudo de uma vez só. Essas praias não conheci e dá pra ver que são maravilhosas. Entendo bem o que vc disse, apesar das fotos estarem deslumbrantes, não fazem justiça a lindeza que vemos lá pessoalmente.
    Adorei vc dividir esse texto e dicas conosco!

    Bjosss!!!!

    • Oi Monica,
      Q bom q vc gostou! hehehe
      Agora estou sonhando com Zakynthos… apesar de querer mto conhecer o resto de Creta, não conseguirei ir pra nenhum lugar na Grécia antes de Zakynthos!
      Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s