Montanhas Rochosas (Canadá)

bandeira-canadaQue o Canadá é um país de muito frio, de bandeira vermelha e branca, da típica Maple Leaf, de Niagara Falls e de inglês e francês, muita gente sabe. Não é difícil que Vancouver, Quebec, Montreal e Toronto já tenham feito – ou ainda fazem – parte da lista de destinos de muitos viajantes. Grandes cidades e modernidade, por ali não falta. Mas o que mais esse país tão extenso tem a oferecer? O VamosPraOnde partiu rumo às Montanhas Rochosas Canadenses para explorar cenários que fogem do comum. Com a mochila nas costas, seguimos viagem nos sentindo exploradores. Queríamos ir além das dicas de revistas, além do turismo padrão, além da multidão. E conseguimos! Agora trazemos tudo para vocês sentirem que foram com a gente – e os desafiamos a não quererem arrumar as malas agora e partir 😉 !

Parte 1: O Planejamento – Entendendo os locais, a logística, o período e a duração

– O que são as montanhas rochosas, onde estão localizadas e pelo quê são conhecidas?

As Montanhas Rochosas (ou Rocky Mountains) são uma importante cordilheira localizada na América do Norte ocidental. Elas possuem mais de 4.800km de extensão, seguindo desde British Columbia, no oeste do Canadá, até o Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos. Os picos mais altos estão no Colorado: é para lá que muitos amantes dos esportes de inverno partem para a prática de snowboard e ski, com destaque para as cidades de Aspen e Vail. A parte canadense das Rocky Mountains também tem grande importância no inverno, mas é no verão que elas são mais convidativas: nessa época, os lagos originados pelas geleiras formadas nos topos das montanhas ganham tons azul turquesa que causam grande admiração naqueles que passam por ali. As Rockies estão presentes em 4 parques nacionais reconhecidos como patrimônio mundial pela Unesco. O mais famoso deles, o Parque Nacional de Banff, é o que abriga o tão falado Lake Louise; mas há também os parques de Jasper (o maior entre eles), Kootenay e Yoho.

Resolvemos explorar os Parques Nacionais de Jasper e Banff devido à suas grandes extensões e alto número de atrações naturais. Além disso, a estrada que os conecta é considerada a mais cênica do Canadá, já fazendo valer a viagem. Abaixo mostramos a localização das Rockies, dos Parques Nacionais e do trajeto que fizemos.

rocky_mountains-e-National_parks-e-route

Para dirigir por eles, é necessário adquirir o Park Pass. Falaremos sobre isso adiante, mas caso esteja curioso e queira saber mais, clique aqui: você será direcionado ao site oficial dos Parques Nacionais do Canadá.

Os aeroportos mais perto dos parques de Jasper e Banff estão localizados nas cidades Edmond e Calgary respectivamente (veja no mapa acima). Como já falamos no post anterior, chegamos em Jasper de trem, partindo de Vancouver. Precisaríamos de um avião apenas para o retorno. Utilizamos o aeroporto de Calgary – por isso nossa rota termina aí. Escolhemos o sentido Jasper-Banff simplesmente para aproveitarmos o passeio de trem no início da viagem, mas não há impedimentos para aqueles que desejam fazer a mesma rota no sentido contrário, partindo de Calgary a Jasper e de lá embarcando tanto no trem para Vancouver quanto em um avião saindo de Edmond. É possível também fazer a rota Vancouver – Jasper de carro, mas se prepare para achar um lugarzinho para passar a noite na estrada, afinal serão quase 800km!!

A nossa dica é que visitem os Parques Nacionais de carro. Nós escolhemos a Budget para o aluguel (o site era mais bem estruturado, o preço bom e a empresa de confiança). Pegamos o carro em Jasper e o devolvemos no aeroporto de Calgary. A Budget está em praticamente todas as cidades que passamos e oferece essa mordomia de alugar o carro em um local e fazer a devolução em outro. Outra sugestão de locadora seria a Avis, também muito boa.

Veja abaixo o mapa da rota realizada.

Existem diversas excursões, de duração aproximada de 4 dias, que levam turistas para conhecer as Rocky Mountains. Se essa é a sua única saída, tudo bem! Não é tão ruim assim e é definitivamente melhor que nada 🙂 Mas em um lugar tão lindo como esse, nada se compara à flexibilidade de poder parar aonde quiser, ficar o tempo que desejar em cada destino e escolher o seu próprio roteiro e trajeto.

A temperatura média nas montanhas é de 6 °C. No inverno ela cai facilmente até -14 °C e as chuvas são mais comuns. Essa é a estação mais úmida e fria, indicada apenas para aqueles que buscam os esportes de neve. Já os verões são mornos e secos e a temperatura média é de 15°C. Não é muito raro, entretanto, que a sensação térmica chegue aos 25°C: os dias de sol podem ser bem quentes. O outono é, na nossa opinião, a estação mais indicada. Além de possuir menor probabilidade de chuvas, ela não conta com a aglomeração de turistas do verão. A temperatura média será realmente mais baixa, próxima aos 10°C, mas a sensação térmica facilmente chegará aos 20°C nos muitos dias de sol. Considere viajar em setembro ou aproveitar o finalzinho do verão no mês de agosto.

Abaixo, segue tabelas com a média de temperaturas em Jasper e Banff.

tabela-clima-Jasper

tabela-clima-Banff

Os parques nacionais têm muito a oferecer, principalmente com um tempo bom e sem chuvas. Indicamos reservar 6 ou 7 dias para fazer o roteiro com calma, principalmente se você for um grande amante da natureza e decidir alugar um carro. Cinco dias também é um período bom, mas as visitas serão mais corridas e alguns “luxos”, como passar uma manhã inteira na beira de um lago para um mergulho e um pic-nic, talvez precisem ser eliminados, além de algumas caminhadas mais extensas. Entretanto, se trekking não é muito a sua praia e só de pensar em caminhar por mais de 2km já bate aquele cansaço, 4 ou 5 dias serão extremamente suficientes!

Para entender um pouco mais sobre os parques a serem visitados, veja os mapas abaixo. Eles mostram:

1. Os locais que visitamos (em destaque verde); 2. As cidades (em destaque laranja) e 3. As rodovias pelas quais passamos.

 Você também pode fazer o download dos mapas oficiais pelos seguintes links:

National geographic

O National Geographic publicou uma matéria interessante sobre a Roadtrip entre os Parques Nacionais de Jasper e Banff. Se quiser conferir, clique na imagem ao lado. A matéria está em inglês.

E aí? Se animou com o destino? 🙂

Para ter uma ideia do que te espera nos próximos posts, assista esse videozinho da nossa viagem:

E veja abaixo os relatos pelos Parques Nacionais de Jasper e Banff

barra-verticalEssa viagem é indicada para casais, famílias, ou grupos de amigos que estejam procurando contato com a natureza. O Período ideal é de junho a setembro. [No inverno (dez/jan) a proposta do passeio passa a ser outra, com grande oportunidade de ski e snowboard e possibilidade de visitar cachoeiras e lagos congelados. – Este relato, entretanto, contempla apenas informações de verão.] É necessário passaporte e visto para brasileiros que queiram visitar o Canadá. Escala de Custos: 3 – Alto.

Esperamos que gostem!

50 comentários sobre “Montanhas Rochosas (Canadá)

  1. Oi Raquel,
    Vou seguir seu conselho e ir antes para as Rockies 🙂 Você não foi para Victoria, né? Estou na maior dúvida, porque preciso escolher entre Whistler, Victoria e Tofino. Eu já fui para Whistler algumas vezes e passei um dia em Victoria, mas não conheço Tofino. Pelo que eu pesquisei, é um lugar bem bonito e legal para quem gosta de praticar atividades ao ar livre, mas eu teria que abrir mão de Victoria… Vc chegou a cogitar ir para lá? Última pergunta: o trem de Vancouver até Jasper dura 18 hs mesmo??
    Beijos e muito obrigada pela atenção! Conheci seu blog há pouco tempo, pelo insta, e já virei fã do casal 🙂

    • Oi Antonia,

      Não fui para Victoria pois não deu tempo. Meus pais foram e amaram. Fiquei babando nas fotos 🙂

      Sim, o trem é longo! hehe Mas viaja durante a noite e chega em Jasper à tardinha. A viagem é bem gostosa e nós dormimos muito bem!

      Infelizmente não conheço Tofino. Dei uma pesquisadinha rápida aqui e realmente parece ser massa! Acho que vale a ida para conhecer, já que as outras duas você já conhece né?! Depois me conta o que decidiu 😉

      Obrigada!!! Bjos,

      Quel

  2. Olá Raquel!

    Sem querer abusar da sua boa vontade, queria sua opinião sobre o roteiro que estou fechando:

    – 14/06: Chegada em Vancouver (final da tarde);
    – 15/06: Vancouver;
    – 16/06: saída pela manhã para Whistler; aproveitar o dia por lá;
    – 17/06: Whistler; retorno para Vancouver no final do dia;
    – 18/06 a 21/06: Vancouver (estamos indo por conta de um Congresso que minha esposa participará, que ocorrerá nesse período; naturalmente, o Congresso não tomará o dia todo e teremos livres alguns períodos para conhecer bem a cidade);
    – 22/06 a 27/06: estrada rumo a Jasper/Banff, etc., com final em Calgary; e
    – 28/06 – voo de volta, no início da tarde, saindo de Calgary.

    O que te parece? É necessário carro para os dias em Whistler?

    Comprei agora os guias que sugeriu na mensagem anterior e aos poucos vou definindo o dia-a-dia do roteiro.

    Muito obrigado!

    • Olá!

      O roteiro está ótimo! Em Vancouver, acho que vale a pena conhecer Victoria. É possível ir de floatplane!

      Alugue um carro em Vancouver e vá com ele para Whistler, mas na cidade não se usa carro para nada. Também há a opção de ir de floatplane.

      Eu não gostei muito de Calgary, mas peguei muita chuva e dias cinzas. Então minha opinião é tendenciosa hehe

      Não deixem de fazer um passeio de jet em vancouver! A vista é incrível e é possível até ver focas no passeios 😉

      Abração,

      Raquel

      • Mais uma vez, obrigado!
        Na verdade, escrevi errado acima… A ideia é, de Vancouver, fazer bate-volta em Whistler (de carro) e noutro dia em Victoria (ainda não sabemos como). Onde posso encontrar informações sobre o floatplane? Tem alguma site específico? Achei apenas agências de turismo oferecendo esses “pacotes de um dia”.
        Quanto ao passeio de jet, já está anotado!
        Abs., Guilherme

      • Oi Guilherme,

        Que ótimo 🙂

        Tem sim, a gente comprou pelo site da própria companhia: http://www.harbourair.com. Fomos de carro (carona com a família) para Whistler e voltamos de avião.

        Segue o pequeno relato que escrevemos no instagram sobre o trajeto whistler-vancouver de floatplane

        “Ficamos apenas dois dias em Whistler, mas aproveitamos muito bem! A cidade é extremamente charmosa e vale tanto para um bate-e-volta de Vancouver como para uma estadia mais prolongada (por ex: 2 a 4 dias). Seja no inverno ou no verão, as oportunidades de esportes e atividades por ali são imperdíveis. Até o deslocamento entre Vancouver-Whistler traz uma boa surpresa: é possível fazê-lo de floatplane. E claro, lá fomos nós aproveitar o vôo, praticamente panorâmico, de 35 minutos. O valor é $199,00; o que é alto para a duração, mas vale cada centavo devido à beleza do cenário – sem contar que decolar e pousar na água é uma experiência bem interessante! 😉 Eu ainda fui de “copilota”, já que o assento ao lado do piloto está disponível para os passageiros. ”

        Quanto ao Jet:
        ” O que muita gente não sabe sobre Vancouver é que a cidade é ótima para atividades aquáticas. Fomos até Granville Island e alugamos um jet ski por duas horas para um passeio incrível no mar. Antes de começar, você recebe uma breve apresentação da carta náutica da região e dicas dos melhores lugares para ir. É possível ver focas, leões marinhos e ter um visual lindo das montanhas. O preço é um pouquinho salgado, pagamos algo como U$160,00, mas valeu muito a pena! Apreciamos Vancouver de um ângulo diferente e nos divertimos muito com o jet. A loja Vancouver Water Adventures, na Boatlift Lane oferece várias promoções para aluguéis durante a semana! Não é necessário ter habilitação para dirigir jet ski, eles fazem uma pra você na hora”

        Se vocês gostam de SUP, podem ir a Kitsilano.

        “Lá a própria Vancouver Water Adventures tem um trailer com aluguel de StandUp. Fomos até lá caminhando a partir de Granville Island. São uns 20 minutinhos de caminhada margeando o mar. Vale a pena! Para voltar, vá ate a starbucks e peça para chamarem um taxi para você, ficar esperando por um pode demorar – esta é uma região menos turística e mais residencial.”

        Estou devendo esse roteiro por aqui, ne?! hehe vou tentar escrever no feriado!!

        Abraços,

        Raquel

  3. Oi pessoal, voltando agora com o roteiro quase pronto e queria a opinião de vcs:

    26/09 Chegada em Calgary (alugar um RV ou carro)

    27 a 02 – 6 dias inteiros entre Banff e Jasper (pergunta: dá pra decidir por lá que trilhas fazer ou melhor ter um roteiro prévio? Como vcs decidiram o q fazer por lá?)

    Vamos nos hospedar no Fairmont por uma noite pra curtir o hotel e o local 🙂

    03/10 – saída pra Vancouver (provavelmente de trem)

    04 a 08 – 5 dias inteiros – em Vancouver ( pergunta: melhor aumentar um dia na região dos parques de Banff e Jasper? Que passeios recomendam a partir de Vancouver?)

    09/10 – Iniciar a volta pra casa.

    O q acharam? Muito obrigado! Vcs merecem um premio de utilidade pública!!

    • Oi Emanuel!

      haha – obrigada! 🙂

      O roteiro está excelente. Achei a divisão de dias muito boa. O tempo estará começando a esfriar, então algumas opções de hospedagem na estrada entre banff e jasper podem ser interessantes: passar uma noite fria em uma cabana beira-lago é uma delicia!

      Quanto aos passeios nós pesquisamos um pouco no Lonely Planet, perguntamos o que seria interessante ver em setembro no Centro turístico e fomos parando em tudo que parecia interessante. Aconselho a irem no centro turístico de banff assim que chegarem para saber sobre as condições climáticas, as estradas, e os melhores locais.

      Em Vancouver não deixem de jantar no Wildebeest. Vimos sobre o restaurante em uma revista e resolvemos conferir: amamos. Zero pega turística. Programa de local, mesmo!

      Considerem ir a Victoria e a Whistler, duas cidadezinhas lindas próximas a Vancouver. É possível ir e/ou voltar de floatplane!

      Espero ter ajudado! Se tiver mais dúvidas, é só mandar! 🙂

      Posso aproveitar e te pedir pra responder nossa pesquisa? Não leva nem 1 minutinho. ë para conhecermos melhor nossos leitores. Obrigada:

      http://kwiksurveys.com/app/rendersurvey.asp?sid=oidkreh21cjn9x6342660&refer=vamospraonde.com

      Bjos e ótima viagem

      Quel

      • Pesquisa respondida!

        E a reserva dos campings? Em fim de setembro/ início de outubro, são recomendadas fazer com antecedência? Onde podemos fazer?

        Obrigado mais uma vez!

      • Obrigada!

        Não sei se seria necessária a reserva com antecedência.. às vezes é preferível ver o local e escolher onde deseja passar a noite. Mas sei que no verão os campings lotam.. Já sobre o final de setembro não sei bem.

        Esse site mostra todos os campings, mas acho ele um pouco desorganizado:
        http://www.albertawow.com

        Esse explica como é cada camping:
        http://www.pc.gc.ca/eng/pn-np/ab/banff/activ/camping.aspx

        Para reservas, veja esse site:
        https://reservation.pc.gc.ca

        🙂

        Raquel

      • Oi Raquel,como adiantei numa mensagem anterior, estarei nessa região agora em junho. Qual guia do Lonely Planet vc usou? Tem algum daquela região específica? Obrigado!

      • Oi Guilherme,

        comprei no próprio site lonelyplanet.com alguns capítulos:

        Purchase details
        Dividing line
        1 x Banff, Jasper & Glacier National Park – Planning (Chapter) USD $2.80
        1 x Banff, Jasper & Glacier National Park – Banff (Chapter) USD $2.80
        1 x Banff, Jasper & Glacier National Park – Jasper (Chapter) USD $2.80
        1 x Banff, Jasper & Glacier National Park – Glacier (Chapter) USD $2.80
        1 x Banff, Jasper & Glacier National Park – Understand & Survival (Chapter) USD $2.79
        1 x Canada – Alberta (Chapter) USD $4.95

        Tudo deu: USD $18.94

      • Oi Raquel, Tudo bem?? Em primeiro lugar, meus parabéns pelo blog!! Além de muito bem escrito, tem todas as informações necessárias para montar um roteiro legal sobre o lugar 🙂 Eu morei em Vancouver por seis meses, há 10 anos atrás, quando fiz intercâmbio, e essa é a primeira vez que eu volto. Acho que quando avião aterrissar, vou começar a chorar, hehe! Eu pretendo passar duas semanas entre Vancouver, Vancouver Island e Rockies, e depois ir para Toronto, onde meu primo mora. Minha maior dúvida está sendo a época: meados de agosto ou início de setembro? Meu primo quer que a gente passe o Labour Day (01/set) com ele, em Toronto, porque ele não vai conseguir tirar férias enquanto estivermos lá, então ou eu vou antes (14/ago a 28/ago) para Vancouver e Rockies ou eu vou depois (02/set a 16/set). Indo antes, tenho medo de pegar os lugares muito cheios e os preços mais caros, já que ainda é verão, e indo depois, tenho medo de pegar frio e não poder aproveitar tanto os passeios (eu e meu namorado adoramos esportes). O que você acha? Beijos, Antonia.

      • Oi Antonia,
        Muito obrigada pela sua mensagem! Que emoção retornar!!! 🙂

        Nós fizemos as Rockies no início de setembro. Banff estava lotada – acho que não seria assim tão diferente no verão – mas Jasper estava bem tranquila, o que por um lado foi até ruim pois os restaurantes fechavam bem cedo.
        Quanto ao clima, tivermos uma sorte danada, pois as temperaturas em setembro normalmente ficam na casa dos 14-17 graus. Nós pegamos 20 pra cima, mas foi exceção à regra.

        Minha sugestão: vá antes e faça Vancouver 1o e Rockies depois.
        Procure fazer o mais turístico (Lake louise e Moraine lake) em dias de semana para fugir dos turistas que vão à região apenas no fds. Talvez seja difícil conciliar assim o roteiro, mas seria uma ótima. Procure também ir cedo nesses lugares. Os ônibus de excursão chegam normalmente depois das 10 (mas não é uma super regra, ok?)

        Acredito que no verão pode-se aproveitar melhor a natureza e os esportes da região: andar de caiaque, fazer trilhas, e até arriscar um mergulho nos lagos.

        MAS, ir depois não será má opção se você começar a viagem pelas rockies e depois for a Vancouver (mas provavelmente perderá a chance de um jet ski pela cidade). Se você pegar o tempo como pegamos nas rochosas, a viagem sem dúvidas será perfeita! mas me preocupo com o friozinho e chuva de Vancouver, que você deve conhecer bem.

        Acho que não ajudei muito, né? Perguntinha difícil, essa! hehe

        Beijo,
        Quel

  4. Alô Raquel
    Muito boas as suas observações .
    Ajudaram bastante .
    Uma pergunta: tem exigência na locadora de carro da carteira internacional para dirigir, ou è aceita a carteira nacional de habilitação (a brasileira) como o è nos USA.?
    Obrigado
    Carlos

    • Oi Carlos,
      Não há necessidade da carteira internacional, não!
      Na verdade, lemos uma vez que a carteira internacional é necessária apenas quando os caracteres do alfabeto são diferentes entre o país do condutor e onde é alugado o carro. Já li também que alguns países a exigem quando o condutor está a mais de 3 meses no país.
      Abraços,

      Raquel

  5. Olá, estou planejando uma viagem com minha mãe para conhecer as rochosas e redondezas. Ano passado conhecemos bem Vancouver e Victoria. O que você acha deste roteiro?
    1 dia Chegada em Vancouver
    2 Vancouver -> Jasper by train – Pernoite em Jasper
    3 Alugamos um carro Jasper e arredores – Pernoite em Jasper
    4 Jasper e arredores – Pernoite em Jasper
    5 Jasper –> Banff – Pernoite em Banff
    6 Banff e arredores – Pernoite em Banff
    7 Banff –> Calgary – Pernoite em Calgary
    8 Calgary e arredores – Pernoite em Calgary
    9 Calgary e arredores – Pernoite em Calcary
    10 Calgary –> Seattle (avião) by plane – Pernoite Seattle
    11 Seattle – Pernoite em Seattle
    12 Seattle – Pernoite em Seattle
    13 Retorno

    O que você achou? É muito tempo em Calgary ou Banff
    Você acha melhor começar em Calgary?
    Vale a pena incluir no roteiro Whistler?
    Tem mais alguma sugestão?

    Estou pensando num roteiro light pois viajarei com minha mãe, mas que não fique monótono ou mesmo repetitivo.
    Obrigada, aguardo sugestões.

    • Oi Isabela!
      O roteiro está ótimo, eu tiraria um dia de Calgary. Nós não gostamos muito da cidade – mas também pegamos muita chuva, o que atrapalhou muito.
      Consideraria uma pernoite entre Jasper em Banff para apreciar a beleza do local, como fizemos nas margens do Bow Lake, mas não precisa – se não quiserem 😉
      O período em Banff está bom! Mas se quiserem reduzir um dia – para essa pernoite na estrada – não seria problema.
      Conhecer whistler seria uma boa opção! A cidade no verão é um charme!
      Boa viagem!
      Quel

  6. Olá Raquel,
    Estou planejando uma viagem no final de agosto, começo de setembro. Inicialmente, tinha pensado apenas em Banff e Lake Louise, mas vejo que há muito mais para conhecer. Tenho exatos 10 dias! Qual a melhor opção para otimizar o tempo e que não seja tão caro? Pensei em chegar por Vancouver, alugar um carro, pois meu namorado ama dirigir, e ir até lá e depois devolvê-lo em Calgary e voltar de avião de lá. O que você sugere? Essa viagem de trem vale a pena? Qto tempo leva? Quanto custa? Desde já, muito obrigada. Um abraço,

    Mariana

    • Oi Mariana, acho que Vancouver a Calgary de carro é muito chão. A estrada de Jasper a Calgary já é deliciosa e seu namorado vai curtir bastante! Aconselharia o trem de Vancouver a Jasper, sim! A viagem é lindíssima, eles servem café da manhã e almoço e você ainda dorme super bem, chegando descansada no destino.
      Acho que em 10 dias você poderia fazer nosso roteiro nas Rochosas tranquilamente. Nós ficamos ao todo 15 dias no Canadá. Passamos 3 dias em Vancouver, 2 em Whistler, voltamos pra Vancouver e seguimos para as Rochosas.
      Pouse em Vancouver e fique 2 dias por lá (há grande chance de chuvam ok?) pegue o trem a noite e siga para Jasper, onde alugará o carro. Durma na cidade duas noites e dirija pela Icefields Parkway rumo a Banff, durma duas noites e dirija a Calgary. Ainda vão te sobrar dois dias. Opções: dormir na estrada (Num Ti Jah Lodje, por exemplo) ou nas margens dos lagos de Jasper (como o Pyramid Lake) OU acrescente um dia em vancouver para um bate e volta a Whistler – cidade linda! pode até voltar ir/voltar de hidro avião (ou alugue carro – é perto!).
      De Vancouver a Jasper, fomos pelo trem da ViaRail. O preço é a partir d $165,00. Sobe para 200 e pouco se você optar por uma cama para dormir. São 18 horas de trem.

      Espero ter ajudado!
      Pode perguntar mais 🙂

      Quel

  7. Outra matéria maravilhosa!!
    Estive no Canadá, mas percorri o outro lado! Desde que voltei, fiquei com vontade de planejar o retorno para ver as Rochosas!
    Lindas fotos! Adorei as informações e os mapas! Super instrutivo e completo!
    Beijinhos,
    Lili

  8. Raquel,
    O post ficou MUITO bom, adoreiiiii e o video ficou iraaaaaadão!
    E o lugar nossa senhora, to babando todas as fotos que vc posta, já mostrei para vários amigos, realmente me surpreendi e já guardei para ir um dia.

  9. Raquel, demais o seu roteiro!!!!!!!
    Parabéns pelo trabalho feito aqui e obrigada por compartilhar tudo conosco!

    Beijo
    Nathalie

    ps: Não consegui assistir ao video todo, tenho sempre dificuldade em carregar no vimeo. Fica super lento aqui 😦
    Não existe a possibilidade de vc disponiblizar no youtube??

      • Muito obrigada, Quel!!

        Você é muito atenciosa, não estou conseguindo mesmo assistir por aqui… 😦

        Beijos
        Nathalie

      • Oi Quel!!!
        Sem querer ser A chata do blog, ainda não consegui assistir todo o vídeo. A minha net em casa é tensa demais kkkkk e no trabalho á bloqueado….
        Conseguiu passar para o youtube? 🙂

        beijos e muito obrigada!

      • Hehehe imagina!!
        Eu enviei para o YouTube ja por 3 vezes e em nenhuma consegui completar e concluir o upload. Acho que foi por isso que acabei subindo pro vimeo aqui.
        Agora estou viajando e não vou conseguir tentar novamente, mas não me esqueci de você! 🙂 vou tentar encontrar uma forma; talvez quebrar o vídeo em dois! Eu te aviso, pode deixar!
        Bjos!!
        Quel

  10. Excelente post!!!!

    Estou planejando alugar um RV pra ir de Calgary a Jasper em set/14. Alguma dica sobre o aluguel de motorhome???

    Obrigado pelas dicas!

Deixe um comentário